domingo, 5 de fevereiro de 2012

Maguila, o Gorila


 
Nome: Maguila, o Gorila
Criador: Hanna Barbera
Ano: 1964
Personagens: Maguila, Sr. Peebles, Omeu
Duração: 7 min
№ de temporadas: 2
№ de episódios : 31



O desenho Maguila Gorila(Magilla Gorilla) foi criado em 1963 pela Hanna Barbera e durou três temporadas, onde foram produzidos 58 episódios.
Apresentado originalmente nos Estados Unidos, o desenho estreou no dia 14 de janeiro de 1964 e durou até 1965. Os programas tinham aproximadamente 30 minutos com três segmentos de mais ou menos sete minutos cada.
Foi juntamente com Peter Potamus, um dos poucos desenhos animados a ter sua exibição pela primeira vez em syndication e depois ser movido para uma grande rede de televisão norte-americana. Magilla passou a apresentada pela rede ABC entre 1 de janeiro de 1966 até 2 de setembro de 1967. O espetáculo também contava com os segmentos Bacamarte e Chumbinho e Coelho Ricochete e Blau-Blau.
Maguila participou do episódio "Libertem o Maguila" da série Harvey, o advogado, desenho feito para o bloco "Adult Swim" do Cartoon Network.
Em 1972 participou do desenho A Turma do Zé Colméia onde ele era responsável por conduzir a arca enquanto corria sobre uma esteira atrás de bananas.

                                                                                               

História

Maguila, o Gorila, era um primata divertido que usava gravata borboleta, sapatos grandes e bermuda com suspensórios. As histórias de Maguila se passavam numa pequena loja de animais, onde ele vivia atrás de uma vitrine em sua cadeira de balanço, e passava parte do seu tempo comendo bananas. O simpático e inocente gorila era a grande atração para a criançada que passava pela loja do Sr. Peebles.
O dono da loja de animais “Peebles” em Los Angeles, vivia tentando vender o "devorador de bananas" de todas as maneiras com aquela característica pergunta: “E você?. Levaria Maguila para casa?”, mas ninguém queria arriscar cuidar de um animal tão grande e faminto, a não ser a menina Oreo (porque ela sempre falava Ora eu...), mas ela nunca tinha dinheiro suficiente. Apesar de tudo o sr. Peebles gostava muito do Maguila, embora ficasse sempre resmungando que o gorila era uma encrenca.
Maguila gostava de falar por meio de parábolas sem sentido (quando perguntado o que alguma delas significa, ele simplesmente responde "Não sei, mas é uma frase de efeito"). Em seu cantinho sentado à vitrine Maguila observava tudo o que se passava pelas redondezas e quando algo acontecia e despertava a atenção do grande primata fugia da loja, quase sempre quebrando a vidraça, e aprontava várias confusões pelas ruas. Isso deixava o sr. Peebles bastante irritado, mas ele nunca conseguia impedir o Maguila.
Em suas aventuras fora da loja, Maguila aprontava de tudo, foi escoteiro, fugiu para um circo, voou de avião, já foi escolhido pelo governo para ir à Lua em um foguete, passou uma temporada em um campo do exército, encontro com um cientista maluco, e foi em uma jornada ao planeta Zero, mas sempre acabava voltando para a loja de animais do sr. Peebles, onde realmente considerava seu verdadeiro lar.

                                                                                                          

Personagens



No Brasil

No Brasil o desenho fez bastante sucesso. Por aqui Maguila o Gorila teve a dublagem da AIC – São Paulo.
O lutador de boxe Adilson Rodrigues também ganhou o apelido de Maguila devido a sua semelhança física com o personagem, e nos Estados Unidos, Robin Quivers, o co-anfitrião de Howard Stern Show também recebeu o apelido de Magilla Gorila pelo comediante Bob Levy.

Genérico

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Manda-Chuva


 
Nome: Manda-Chuva (top cat)
Criador: Hanna Barbera
Ano: 1961
Personagens: Manda Chuva, Guarda Belo,   Batatinha, Bacana, Gênio, Xuxu, Espeto.
Duração: 24 e 27 minutos
№ de temporadas: 1
№ de episódios: 30


 Desenho Manda Chuva, grande sucesso dos estúdios Hanna-Barbera, foi inspirado numa série americana de sucesso chamada The Phil Silvers Show (1955-1959). Este espetáculo era estrelado por Phil Silvers no papel do Sargento Ernest G. Bilko, do exército dos Estados Unidos, que tentava passar a maior parte do tempo em armar algum tipo de golpe, para conseguir um rápido enriquecimento usando para isso os soldados sob seu comando, para ajudar em seu plano. Com base neste personagem tão safado, os produtores da Hanna-Barbera criaram um desenho animado tendo como fundo um líder malandro, na forma de um gato, de uma gangue, também de gatos, que vivia num beco em Nova Iorque.
Manda Chuva (Top Cat) estreou no horário nobre da televisão americana em setembro de 1961, na esteira do sucesso de Os Flintstones, a primeira animação a ser exibida à noite. Como era destinado tanto a adultos quanto crianças, os roteiros do desenho costumavam ser mais elaborados. A série durou até abril de 1962, quando foi ao ar o trigésimo e último episódio. Ainda hoje é um dos personagens mais marcantes de Hanna-Barbera em todo mundo.

                                                                               

História


Próximo do Brooklyn, Queens e Bronx fica o beco Hoagie, enterrado num complicado sistema de avenidas e pequenas ruas de Nova Iorque, bem próximo as docas, é lá que mora o gato Manda Chuva e sua turma de cinco amigos felinos. O lugar é um labirinto de vielas cheio de sucatas, mas para a Turma do Manda Chuva é como morar num hotel 5 estrelas.
Dormindo num latão de lixo bem ao lado do telefone da polícia (que usa para fazer seus contatos e se manter informado sobre os resultados das corridas) Manda-Chuva, "TC" para os íntimos, é o chefe malandro e tagarela do  grupo que está sempre tentando curtir a vida numa boa, usando sempre a malandragem e muita lábia para se dar bem pelas ruas da cidade de Manhattan. A simples menção da palavra "emprego" é capaz de causar arrepios a todos esses vagabundos bichanos.
Entre os amigos de Manda Chuva estão: o braço direito de "TC", o gato Xuxu, que vive de olhos sempre abertos, usa uma camisa de gola alta e é o mais alto da turma; o gato Batatinha, muito bem intencionado, amável, bonitinho, baixinho e carinhoso, incapaz de fazer mal a uma mosca; Espeto, que tinha um estilo cafona / moderno, além de um jeito "inconfundível" de falar; Bacana, que mesmo sendo um conquistador de boa reputação com as 'gatinhas', raramente estava em companhia delas; e o Gênio, o único da turma que usava relógio, mas infelizmente não conseguia dizer as horas.
O principal problema da turma era o Guarda Belo, o homem responsável por cuidar da ordem na região onde vive a gangue de felinos. Belo estava sempre de olho nos truques dos gatos e não gostava da turma do Manda Chuva e de suas malandragens, principalmente quando eles usavam o telefone exclusivo da polícia para fazer ligações particulares. Belo tentava sempre arrumar uma maneira de expulsá-los do beco Hoagie, mas nunca obtinha sucesso.

                                                                               

Personagens


                                                       
              
                                  

                

















No Brasil



No Brasil o sucesso de Manda Chuva também foi grande, principalmente pela excelente dublagem da AIC – São Paulo, que recebeu por aqui, "abrasileirando” alguns nomes. Na maioria das vezes a cidade era chamada de Brasília (cidade que havia sido fundada há pouco tempo), o dinheiro era o Cruzeiro (ou Cabrais), e o alfaiate "Lou" acabou virando "Lau". Manda-Chuva recebeu a voz do ator global Lima Duarte que também emprestou sua voz ao gato Espeto.
O personagem Manda Chuva teve vida mais longa nos quadrinhos. Entre 1962 e 1973 foram publicadas 52 edições do gibi do Manda-Chuva. No Brasil, a Abril lançou uma revista própria do gato no começo dos anos 80.

                                                                                       

Genérico

Bibo Pai & Bóbi Filho


Nome: Bibo Pai & Bóbi Filho
Criador: Hanna Barbera
Ano: 1959
Personagens: Bibo Pai, Bóbi Filho.
Duração: 7 min
№ de temporadas: 3
№ de episódios: 45


A relação paterna é mostrada com muito bom humor na animação Bibo Pai e Bóbi Filho, desenho que estreou em 1959 na emissora americana ABC, dentro do segmento Show do Pepe LegalO terceiro segmento era apresentado por Olho Vivo & Faro Fino um par de detetives fora-de-série.

O programa, ingênuo e engraçado, poderia representar apenas mais uma animação dos estúdios de Hanna-Barbera, com bichinho fofos e falantes, mas o carisma dos dois cãezinhos suburbanos foi o diferencial deste no coração da criançada. Era divertido ver os diálogos melosos entre os dois cachorrinhos breedless de grandes orelhas pretas, sempre cheios de bordões, enquanto decidiam algum pequeno conflito de geração ou se divertiam.
O programa, inspirado em outra série animada, Plic, Ploc e Chuvisco, não foi um dos maiores sucessos do estúdio Hanna Barbera, ainda assim, permaneceu no ar até o final do segmento com 45 episódios de meia hora. No episódio de número 20, o desenho introduziu um personagem que depois ganharia seu próprio horário, o Patinho Duque.
O nome original de Bóbi era Augie, nome que pode ter sido baseado no best-seller "The Adventures of Augie March" de Saul Bellow.

                                                                                                 

História

Bibo Pai e Bóbi Filho viviam suas aventuras, sem nunca se preocupar com a grande questão dos telespectadores mirins: onde está a mãe nessa família tão unida? Pois é, ela não precisava nem ser mencionada durante os 45 episódios em que durou o seriado, para que a dupla protagonizasse inúmeros momentos de lição familiar e de carinho.
Bóbi era um filho esperto, orgulho de seu pai e que se destacava pela maneira sempre inteligente como conduzia os problemas. Ainda que seu pai Bibo, não fosse lá uma figura muito esperta, mesmo assim era objeto de adoração do filho que sempre usava frases carinhosas para se referir a ele: "O melhor papai do mundo", "meu digníssimo pai", "meu querido pai".
A grade sacada da série era ver o pequenino Bóbi, com a metade do tamanho do pai ser um brilhante gênio da ciência, conhecedor dos problemas do mundo e ponderado em cada tomada de decisão, ter que ouvir conselhos do seu pai Bibo, um cão de caça que costumava trabalhar no teatro Vaudeville e com uma inteligência bem limitada. Mesmo  tendo um pai intelectualmente um fiasco, era interessante ver que o filho tinha uma grande afeição e respeito por ele. Claro que uma vez ou outra existiam divergências, ocasionadas muito mais pelos conflitos de gerações.



                                                                                                                         


Personagens



A Volta

Em 1973 os dois personagens voltaram à telinha na série animada A Turma do Zé Colméia, onde dividiam as atenções com grandes personagens da Hanna Barbera como Pepe Legal, Dom Pixote e Leão da Montanha, vivendo aventuras a bordo de uma arca.  Em 1977, os inseparáveis cãezinhos apareceram fazendo parte da equipe "Os Abelhudos" no desenhoOs Ho-Ho-Límpicos, onde eles participavam de competições olímpicas contra as equipes "Os Assombrados"  e "Os Rabugentos".

Genéricos

Os Jetsons


Nome: Os Jetsons
Criador: Hanna Barbera
Ano: 1972
Personagens: George, Elroy, Judy, Jane, Astro, Rosie
Duração: 22 minutos
№ de temporadas: 3
№ de episódios: 75

Os Jetsons, nada mais são do quê "Os Flintstones do Futuro", certo? Bem no início essa pode ter sido a intenção do estúdio Hanna-Barbera, quando lançou essa série animada em 1962, no auge do desenho dos Flintstones. Mas aos poucos Os Jetsonsforam conquistando seu espaço e seu público, ao mostrar um dia-a-dia de uma família futurista, que tem acesso as coisas mais fantásticas que a década de 1960 podia sonhar. Home-theather, carros voadores, cidades flutuantes e andróides.
Em sua primeira fase, o desenho durou uma temporada apenas, sendo cancelado em 1963. Duas décadas mais tarde, o desenho foi relançado, sendo exibido de 1984 a 1987. Nessa segunda versão se junta à trupe o estranho Orbitty, uma criatura peluda com molas no lugar de pernas.

                                                                                               

História

O patriarca da família Jetson, o adorável George Jetson, é um pai esforçado, mas que sempre toma a decisão errada. Trabalhador, ele empenha 3 horas por dia na "Spacely Sprockets", onde tem que enfrentar o estressado e intolerante Sr. Cosmo Spacely, um sujeito que vive oferecendo a vice-presidência da empresa a George se este fizer tudo conforme suas idéias e que tem como maior cliente o Mr. Spendwell. George adora passar o tempo com sua família, em especial jogar Spaceball (sátira do Baseball) junto com seu filho Elroy, ou assistir Hill Stars Blues.
George é casado com a Sra. Jane Jetson, uma dona de casa que está sempre procurando por um novo visual, ou encontrando maneiras de tornar a vida de George mais fácil. Todos os dias prepara grandes jantares, como por exemplo o suco de escaravelhos e medalhões lunares. Jane é membro da "Galaxy Women Historical Society" (algo como Sociedade Histórica das Mulheres Galácticas). O casal tem dois filhos: a adolescente Juddy, que como qualquer jovem de sua idade preocupa-se com namoros e compras, mas também estuda Biologia dos Cyborgs e Astro Matemática; e o pequeno Elroy, um garoto considerado gênio nas ciências espaciais aos 10 anos de idade. Estuda na Little Dipper School e adora as aventuras espaciais de Nimbus.

                                                            

Personagens                                  

    






















                   




Esquilo Sem Grilo

                                                                             
Nome: Esquilo sem Grilo
Criador: Hanna Barbera
Ano: 1965
Personagens: Esquilo sem grilo, Moleza
Duração: 6 min
№ de temporadas: 2
№ de episódios: 26

Esquilo Sem Grilo (Secret Squirrel em inglês) é um desenho criado por Hanna-Barbera. Estreou em 1965 junto com a Formiga Atômica. Teve o seu próprio show em 1966, mas foi reunificado com o Formiga Atômica para mais uma temporada em 1967. Esquilo Sem Grilo apareceu pela primeira vez em um Primetime Animado especial chamado "The World of Atom Ant and Secret Squirrel", que foram exibidos na NBC em 12 de setembro de 1965.
Esquilo Sem Grilo era uma paródia do então popular espião 007, também era conhecido como "Agente 000".
Em 1994, treze novos episódios de Esquilo Sem Grilo apareceram entre os episódios de Dois Cachorros Bobos(2 Stupid Dogs em inglês), com a atualização do título e um novo elenco.

                                                  

História


Esquilo Sem Grilo serviu como um agente secreto (a sua designação foi "Agente 000"), tendo ordens de seu superior duplo-Q da International Service Sneaky . Secret Squirrel tinha uma parceiro chamado Moroco Moleza. Eles lutam contra o crime utilizando astúcia e uma variedade de acessórios de espião como uma variedade de dispositivos ocultos no seu chapéu (que ele quase nunca tirava). Secret Squirrel tinha um arqui-inimigo o Yellow Pinkie, que é uma paródia de Goldfinger.



Personagens






Nova Versão


Depois do encerramento do desenho, o Esquilo Sem Grilo  ficou um tempo esquecido voltando a reaparecer como parte do elenco de “Yogi´s Ark Lark”, que era um spin-off da série A Turma do Zé Colméia.
Em 1993, o personagem retornou à telinha estrelando uma série própria, intitulada Super-Secret Secret Squirrel. O programa trazia mudanças radicais no enredo e visual dos personagens. Nesta nova versão só havia animais. O Chefe passou a ser um búfalo e seu arquiinimigo um cavalo-marinho chamado de Goldflipper. Durou apenas 13 episódios.

Genérico

Leão Da Montanha

                                                                               

Nome: Leão da Montanha
Criador: Hanna Barbera
Ano: 1959
Personagens: Leão da Montanha
Duração: 7 Min
№ de temporadas: 2
№ de episódios: 32




Snagglepuss (conhecido como Leão da Montanha no Brasil) foi criado e produzido pela Hanna-Barbera Productions, contando as aventuras de um leão cor-de-rosa antropomórfico (animal com características humanas), que adorava dizer frases engraçadas e muito criativas. Estreou em 1961 nos EUA, como um segmento dentro da série de desenho animado do progama The Yogi Bear Show (no Brasil: Show do Zé Colméia).
Até então, ele tinha aparecido na TV apenas como coadjuvante em desenhos do Quick Draw McGraw (br: Pepe Legal) - a estréia do "Leão" na TV - Augie Doggie and Doggie Daddy (br: Bibo Pai e Bob Filho) e Snooper and Blabber (br: Olho-Vivo e Faro-Fino). Apesar de fazer sucesso, o Leão da Montanha teve uma vida bastante curta e logo depois da série nos anos 60, desapareceu por quase uma década, mas voltou durante os anos 70 e 80, quando a Hanna-Barbera resolveu reavivar os seus personagens mais antigos e juntar com os novos.

História

O Leão da Montanha é um  charmoso felino  que prima pela elegância e estilo na hora de resolver seus problemas.  Morando numa caverna ele vivia tentando levar uma boa vida, mas sempre acabava se envolvendo em problemas, principalmente quando era perseguido pelo Major Menor (Major Minor), um caçador bem baixinho e atrapalhado, que queria a cabeça do leão para expor em sua sala de troféus, então o herói tinha que sair correndo com grande jogo de cintura, usando a sua famosa  frase: "saída, pela esquerda!" ("exit... stage left!"), com as variações sair pela direita, para cima ou para baixo, conforme a necessidade. Aliás, o personagem tinha muitas frases célebres, como a conhecida "pelas barbas de Netuno!" ("heavens to Murgatroid!"), frase que na verdade foi dita no filme  pelo ator Bert Lahr no filme “Meet the People” de 1944.
O personagem destacava-se em grande parte pelo estilo clássico e refinado, fosse na forma de se expressar ou de agir. Vivia fazendo mençoes a escritores famosos, como William Shakespeare, por quem tinha grande admiração.

Personagens




Genérico